Se você acredita na defesa das pautas minoritárias, mas também exige técnica para transformar discursos em políticas públicas concretas e baseadas em evidências, eu tenho certeza que você vai gostar do nosso projeto para BH. #PraBHFuncionar é um coletivo de pessoas diversas que acreditam em uma política popular e eficaz. Nossa candidatura quer transformar a cidade através de 3 pautas principais: Mandato participativo e popular, Juventude e Renovação Política e Educação. Não viemos de família rica, não temos padrinhos políticos e por isso precisamos de você! Vamos juntos? Dia 15 de novembro, vote 23023. Partido: Cidadania 23 Alexandre Lopes Boaventura Costa Registro de candidatura no Cnpj: 38.932.366/0001-71, devidamente registrado no TSE.
Projetos prioritários
Mandato Participativo e Popular
O Mandato Participativo é uma maneira de trazer agentes de representação (técnica ou regional) para dentro do processo legislativo e construir alternativas que sejam técnicas e, que ao mesmo tempo, incorporem a experiência prática de quem vive nesses espaços que necessitam de melhoria. Teremos 4 vertentes de participação no nosso gabinete: #1 | Orçamento legislativo participativo; #2 | Programa de Embaixadores #2.1 | Temático, #2.2 | Regional, e #2.3 | Comitê de mulheres; #3 | Gabinete Itinerante; e #4 | Aplicativo. Acreditamos que um parlamentar é um analista de perspectivas, ou seja, ele precisa interagir e construir suas opiniões tanto com pessoas que sejam especialistas em cada um dos temas que influenciam o funcionamento da cidade (mobilidade, habitação, cultura, educação...), quanto com pessoas das diversas regiões que tenham conhecimento dos problemas que as afetam diariamente.
Educação
Entendemos a educação como a principal ferramenta de transformação social. E isso deve ser priorizado desde o nível municipal. Nosso projeto pensa em um mandato legislativo como fiscalizador das condições de ensino em toda a cidade de Belo Horizonte e propositivo em relação às soluções. E essa construção deve ocorrer em diálogo constante com as escolas, mães, pais, alunos e profissionais da área. Nossa proposta é composta de 4 frentes, que incluem projetos de mandato e Projetos de Indicação ao Executivo Municipal: #1 | Raio-X da Educação #1.1 | Audiência pública com as 188 escolas #1.2 | Visitas técnicas às escolas da rede municipal #1.3 | Diagnóstico geral da rede municipal de ensino #1.4 | Elaboração e protocolização de Projeto de Indicação com as melhorias necessárias junto à Prefeitura. #2 | Primeira infância # 2.1 | 1.500 dias de atenção à criança # 2.2 | Auxílio-Creche obrigatório # 3 | Escola Conectada: Tecnologia a favor da educação # 4 | Fortalecimento e ampliação dos Programa Escola Integrada A educação de BH pede uma atuação sistêmica e que priorize o acesso universal, a qualidade da estrutura e do ensino ofertado e o papel da escola como espaço fundamental para promoção da cidadania.
Juventudes e Participação Política
Falamos que as juventudes são o futuro da sociedade. Não é verdade: os jovens são o presente! E esse presente compõe 27% da população de Belo Horizonte. Mas a ineficácia e muitas vezes a ausência de políticas públicas específicas para as Juventudes, têm contribuído para a perpetuação do ciclo de desigualdades que atingem os jovens de BH, principalmente os mais vulneráveis socialmente. Para romper esse ciclo, consideramos políticas públicas que contemplem 3 eixos que são fundamentais para a emancipação das juventudes: #1 | Educação: #1.1 | Ampliação do meio passe para estudantes matriculados e frequentes em iniciativas populares na área de educação; #1.2 | Incidir sobre o aumento de vagas e repasse de verbas para EJA e promover o fortalecimento das escolas municipais para atendimento dos alunos da EJA. #2 | Trabalho e renda: Programa de empregabilidade para as juventudes, através de parceria com entidades públicas nos planos de contratação. #3 | Participação política dos jovens: #3.1 | Parceria com o Programa Parlamento Jovem e o Participatório, afim de levar a atuação das juventudes para a Câmara Municipal de BH; #3.2 | Apoio a órgãos representativos como CEJUVE-MG e COMJUVE-BH através do compromisso público firmado pelo Pacto das Juventudes. Acreditamos que o pleno exercício da cidadania para os jovens não é apenas uma maneira de melhorar a perspectiva da juventude em relação à suas vidas, mas é transformador da realidade do município. Não basta garantir direitos e criar projetos e políticas, é preciso atender as demandas específicas das juventudes e criar mecanismos que assegurem sua implementação e execução.
Sobre mim
Meu nome é Alexandre Boaventura e sou idealizador do #PraBHFuncionar. Tenho 27 anos, progressista, vim de região periférica e sou acadêmico de Eng. de Sistemas e Direitos Humanos na UFMG. Ocupei espaços de representação política desde o Movimento Estudantil: Fui presidente de entidades estudantis, incluindo o Diretório Central dos Estudantes da UFMG. Sou cria da educação pública, filho de pai engraxate e mãe assistente social. Devido a luta e ao esforço dos meus pais consegui alcançar espaços mais privilegiados onde fazemos a periferia se fazer ouvida. Integro movimentos de renovação política como o Movimento Acredito e Politize e fui aluno da turma avançada da maior escola de democracia do Brasil, o RenovaBR. Sempre pautei minha trajetória em muito esforço, diálogo, coragem e amor. Preciso de você #PraBHFuncionar!
CNPJ da campanha: 38.932.366/0001-71
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Alexandre Boaventura - 23023, do Partido Cidadania, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.