Nos meus 32 anos, respirei democracia - cresci em uma família que lutou contra a ditadura e por justiça social. Sempre me interessei por políticas públicas, e em minha trajetória profissional sempre estive inserido na formulação delas. Quando Bolsonaro se elegeu presidente, algo despertou em mim. Um chamado, o peso da responsabilidade de que chegara a hora da minha geração estar à altura da luta política. A política hoje é focada em indivíduos, e isso é parte do problema. Quero aproximar as pessoas - ouvir, mas também trazer os diferentes setores e territórios pra DENTRO. Hoje, a relação do poder público com a população é: abandono de um lado, insatisfação do outro. Nós cidadãos precisamos nos considerar parceiros da cidade, donos de tudo aquilo que é gerido pela administração pública. Encaro o desafio com a certeza de que seguirei os meus valores e no que acredito para a minha cidade e país. Quero que todos se sintam à vontade para fazer parte e somar ao projeto. Afinal, ele não é meu, é NOSSO. Como podem imaginar, um jovem que se lança pela 1ª vez não tem dinheiro ou estrutura. Então contamos com os que acreditam nessa ideia para contribuir e estar junto. Bora?!
Projetos prioritários
Mobilidade
A cidade de São Paulo tem um dos transportes mais caros do mundo. O impacto do transporte público na renda mensal é maior do que na Cidade do México, Buenos Aires e Santiago do Chile e aumenta a desigualdade no acesso ao trabalho, estudo e lazer. Quase 13% da população deixa de fazer consultas médicas por conta do preço abusivo da passagem de ônibus. Morador da periferia gasta de 3 a 4 horas para ir e voltar do trabalho de transporte público, três vezes mais que as pessoas que vivem no centro, apertadas e expostas à contaminação pela COVID. Precisamos repensar os subsídios, a expansão e otimização da malha já existente, integrada a outros meios de transporte. Estamos juntos para promover essas mudanças!
Inclusão Digital
Inclusão Digital A pandemia escancarou o abismo que existe entre o acesso à internet da periferia e dos bairros ricos da cidade de São Paulo. Na periferia, menos de 10% da população possui internet acima de 4Mbps, velocidade adequada para assistir vídeos de qualidade. Em um momento difícil que dependemos da internet para tudo, a ampliação do acesso esbarra em legislações retrógradas e governos ineficientes: instalações de antenas nas periferias aguardam o licenciamento pela prefeitura e há dois anos não são concedidas novas autorizações. Tamos junto pra mudar esse cenário, garantir a inclusão digital de todas as pessoas da cidade, sem deixar ninguém para trás!
Meio ambiente
Os rios onde meus avós nadavam e pescavam hoje estão poluídos, mesmo depois dos mais de R$ 13 bilhões gastos para despolui-los. São sintomas do abandono contínuo dos mais pobres e do descaso com os problemas ambientais da cidade. Quase 2 milhões de pessoas na região metropolitana não têm acesso a uma moradia digna, com saneamento, água encanada e coleta de lixo. Com isso, acabam não tendo opção a não ser construir barracos na beira dos rios e córregos, onde despejam o esgoto e lixo. Resolver o problema Ambiental passa por dar uma casa para essas famílias. Precisamos de legislação que estimule ações preventivas. Precisamos pensar na cidade de forma integrada, construindo com os cidadãos soluções que reduzam o uso de carros, aumentem o saneamento e quantidade de áreas verdes e promovam soluções limpas, favorecendo uma economia sustentável. Estaremos juntos para cuidar e defender o direito à vida com qualidade! Precisamos de fiscalização do poder público e de legislação que estimule ações preventivas. Precisamos pensar na cidade de forma integrada, construindo com os cidadãos soluções que reduzam o uso de carros, aumentem o saneamento e quantidade de áreas verdes e promovam soluções limpas, favorecendo uma economia sustentável. Precisamos conectar o cidadão à administração pública. Estaremos juntos para cuidar e defender o direito à vida com qualidade!
Sobre mim
Eu cresci em uma família que respira democracia. Me orgulho de ser neto de Rubens Paiva e aprendi desde pequeno que a luta contra a violência de estado não é só nossa, mas de todas as famílias que a sofrem – na ditadura como meu avô e até hoje em nossa frágil democracia. Formado em Relações Internacionais, fiz uma pós-graduação em economia pela FGV. Fascinado por políticas públicas, passei pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pela Associação Brasileira de ONGs (Abong). Nas experiências profissionais no sistema ONU, trabalhei articulando a sociedade civil em Nova York e Genebra e fui um dos raros homens que frequentou um curso especial sobre desigualdade de Gênero, em Santiago-Chile. Voltando ao Brasil, fui assessor do secretário estadual da fazenda, onde aprendi sobre orçamento e, em 2019 morei em Brasília onde aprendi muito trabalhando na Câmara dos Deputados.
CNPJ da campanha: 39.044.536/0001-44
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Chico Rubens Paiva, do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.