Sou Helena Bretas, estudante de engenharia da UFF e desde 2013 participo dos movimentos de juventude, mulheres, negros e de Economia Solidária de Niterói. A minha atuação nos movimentos sociais, me ensinou que os nossos sonhos se tornam realidade quando a nossa participação cresce. Aprendi muito! Aprendi que de forma coletiva, ensinando, aprendendo e escutando as pessoas que vivem e constroem todos os dias a nossa cidade, podemos mudar o rumo da nossa história. Chegamos em 2020, com grandes desafios e um deles é ocupar a Câmara de Vereadores de Niterói. Queremos ocupar dos espaços de poder e decisão. A nossa pré-candidatura, de uma jovem mulher negra, tem como prioridade o combate ao racismo, a violência e a luta pelo BEM VIVER, e vem para recuperar o sentido da política. A política como um lugar de esperança! queremos uma política que gere oportunidades com equidade e garanta o direito à vida para todos. Junte-se a nós! Faça sua doação e nos ajude a ocupar a política com as nossas vozes!
Projetos prioritários
Direito à cidade
Niterói tem que sorrir pra todos! É urgente pensar numa cidade mais justa e mais igualitária pra todo mundo! Queremos moradia digna, segurança, acesso aos serviços públicos de forma inclusiva e sustentável! É preciso estimular o uso coletivo de parques, praças e ruas com abertura para ações de ocupação da cidade. O acesso aos espaços públicos não pode ser privilégio de grupos com poder econômico ou político. Queremos políticas inclusivas de mobilidade urbana e a descentralização dos eventos de arte e lazer, para valorizar a cultura, renovar as formas de convivência no espaço urbano e tornar Niterói mais diversa e segura.
Igualdade Racial
Niterói é a cidade mais segregada racialmente no país! É preciso combater o racismo estrutural arraigado na nossa sociedade. Defendemos uma política que gere oportunidades com equidade e garanta o direito à vida para todos, políticas afirmativas para a população negra, políticas de enfrentamento ao racismo institucional nos serviços públicos e a fiscalização da implementação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro- brasileira nas escolas, Queremos igualdade de oportunidades e de direitos!
Uma nova Economia é possível!
A Economia solidária é uma alternativa real ao desemprego e as desigualdades causadas por esse modelo econômico em que vivemos! Defendemos e apoiamos a Lei 3473/2020 - que implementa a política municipal ECOSOL, em Niterói e reivindicamos a implementação imediata do conselho municipal ECOSOl, assim como, a criação do plano municipal e do fundo para apoiar os empreendimentos. Cumpra-se a lei!
Sobre mim
Nascida e criada em Niterói, sou uma jovem negra, evangélica, de 24 anos, graduanda em Engenharia Ambiental pela UFF. Cresci aprendendo com os meus pais, o que é lutar por direitos e igualdade. Iniciei minha militância ainda no Ensino médio, no Colégio Estadual Raul Vidal. Na Universidade, fui Secretária Geral da ENEA – Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia e 1ª diretora de Combate ao Racismo da UEE- União Estadual de Estudantes. A partir de 2013, iniciei a minha atuação política no movimento negro, movimento de mulheres e no Fórum de Economia Solidária de Niterói. Em 2014, fundei com a minha mãe o ‘Coletivo Sustentável “Brasileira Heva” (HEVA = HELENA +VANIA), com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e geração de renda, buscando atender as mulheres e a juventude periférica, que mais sofrem com a falta de oportunidades e desigualdades no mercado de trabalho. Em 2019, tive a oportunidade de ampliar o debate sobre racismo, violência, educação e outros temas que interferem diretamente a juventude, através da minha participação nos Programas da Rádio Sinpro, na Radio Mundial News FM.
CNPJ da campanha: 38.641.408/0001-15
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Helena Bretas, do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.