Nascido e criado em Mostardas, mais especificamente, na Comunidade Quilombola dos Teixeiras e na Vila Norte, tendo como bandeira de vida a educação como a arma mais poderosa para o enfrentamento das adversidades da vida! Filho do seu Baltazar e da falecida Marli, neto dos finados Totóca e Joséfa Francisca, origens familiares que servem de orgulho e motivação! A pobreza nunca foi empecilho para que perseguisse dos seus sonhos pessoais e coletivos. Acredito na política como um espaço nobre de construção de possibilidades concretas de melhoria da sociedade! No serviço público há duas décadas, passando por prefeituras (Viamão e Alvorada), Estado (Faders Acessibilidade e Inclusão) e União (Conade) sempre tendo como princípios básicos a ética, o espírito público e o respeito as diferenças o inalienável respeito e compromisso público com a sociedade que paga os impostos e sustenta as estruturas do Estado, o exercício permanente da ética nas relações pessoais, sobretudo compreendendo os papéis a serem desempenhados na esfera pública e privada. Acredito que todo conhecimento, de alguma forma, deve ser compartilhado com a sociedade! São estes os princípios que nos guiam nesta caminhada!
Projetos prioritários
1. Desenvolvimento Socioeconômico do Campo e da Cidade
A economia de Mostardas é movida pelo setor agrícola, comércio e serviços. Diante disso, é preciso pensar medidas que fortaleçam estes segmentos, gerando emprego, renda e qualidade de vida da população no campo, na cidade e nos balneários! Para isso, propomos as seguintes ações: - Qualificação da Secretaria Municipal da Agricultura, com a ampliação do seu quadro técnico, elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e do Plano Diretor Rural, criando regras claras, sobretudo com relação as questões ambientais de uso e ocupação do solo. - Criação de linha de microcrédito para apoiar pequenos e médios comerciantes e agricultores na melhoria de seus negócios. - Busca de parcerias para criação do aplicativo Conecta Mostardas com objetivo de conectar consumidores, comércio, serviços e agricultores locais. - Apoio as feiras de agricultores e artesãos e criação do Mercado Público Municipal. - Criação de política específica para a pesca artesanal. - Fomento ao empreendedorismo e ao cooperativismo como forma de qualificar produtos e serviços. - Proposição do Projeto Desburocratiza Mostardas. - Criação da Casa do Empreendedor, espaço de atendimento direto a quem quer empreender em Mostardas. - Busca pela qualificação dos serviços de água (Corsan) e energia elétrica (CEEE). - Apoio ao artesanato local. - Organização e planejamento do setor da resinagem. - Apoio a instalação de um abatedouro em Mostardas. - Busca de medidas com os órgãos competentes para o combate ao abigeato. - Apoio e auxílio na construção de alternativas a ausência de Corpo de Bombeiros em parceria com os Municípios da região. Uma Mostardas mais forte, depende da união do campo com a cidade!
2. Cidade Acessível
Mostardas possui 3.204 pessoas com algum tipo de deficiência. São crianças, adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres, que para viverem em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, precisam de acessibilidade. Por mais que tenhamos avançado nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para que estas pessoas tenha dignidade e mais qualidade de vida. Para dar conta destas demandas, serão propostas as seguintes ações: - Criação de rotas acessíveis. - Busca de políticas públicas nas áreas da saúde, educação e assistência social. - Fortalecimento aos trabalhos desenvolvidos na APAE Mostardas. - Parceria com o Centro de Reabilitação de Osório. - Oferta de oficina de Libras nas escolas. - Incentivo a formação continuada de professores na área da educação inclusiva. Uma cidade acessível para as pessoas com deficiência é uma cidade mais inclusiva para todas as pessoas!
3. Educação para Todos
A educação é instrumento mais importante na transformação de uma sociedade. Diante disso, é preciso apostar em projetos e ações que valorizem o educador e promovam a cidadania dos alunos e criem uma escola atrativa e conectada com a realidade local. Neste aspecto, teremos as seguintes ações: - Criação do Programa "Educação Digital!". - Criar em 2021 o Ano Municipal da Educação com as seguintes ações: Homenagem ao Professor do Ano; Criação do Prêmio Espírito Público Municipal; Proposta de Elaboração do Livro "Historia da Educação de Mostardas. - Apoio ao Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação no monitoramento do Plano Municipal de Educação. - Trabalhar pela implementação de um Campus Avançado do IFRS em Mostardas, junto ao POLO UAB. - Criação de Wifi Zone Livre em todas as escolas municipais, possibilitando acesso a internet a comunidade. - Criação do Programa Jovens Talentos, aproximando os estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação das escolas através da iniciação científica. - Criação da Feira Municipal de Ciências e do Projeto Ciências na Escola em parceria com Universidades. - Centro Técnico de Formação Multidisciplinar de Educação para o Trabalho no Prédio Multiuso em parceria com entidades sindicais, associações, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa. - Projeto de Apadrinhamento Educacional para organizar a trajetória educacional de jovens. - Oferta local de modalidade de Educação de Jovens e Adultos. - Discutir e elaborar projeto de reforço permanente para anos iniciais, no turno inverso, oferta de merenda escolar, com foco nas escolas com baixo IDEB, priorizando matemática, alfabetização e leitura. - Promover intercâmbio social e geográfico entre os alunos do campo, das praias e da cidade. - Implementar nas escolas, projetos de educação ambiental, educação inclusiva e educação para as relações étnico-raciais. Educação é Transformação!
4. Promoção da Igualdade Racial e Apoio as Comunidades Quilombolas
O “litoral negro” do Rio Grande do Sul é formado por uma faixa de terras situada entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, compreendendo as cidades de São José do Norte, Tavares, Mostardas e Palmares do Sul. Atualmente, nesta região, há oito comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares: Vila Nova em São José do Norte; Vô Virgilino (Capororocas), Anastácia Machado (Costa de Cima) e Vó Marinha (Olhos D'Agua) em Tavares; Casca, Beco dos Colodianos e Teixeiras em Mostardas; Limoeiro em Palmares do Sul. A política pública executada nas universidades federais, destinada a criar vagas extras no Ensino Superior para egressos do Ensino Médio que sejam moradores de comunidades quilombolas, vem sendo utilizada pelos(as) jovens das três comunidades de Mostardas. A Prefeitura Municipal de Mostardas com apoio técnico da Emater ofertam suporte na extensão rural promovendo o desenvolvimento da agricultura e pecuária, atividades econômicas principais destas comunidades. As comunidades quilombolas guardam a memória africana presente na formação da identidade e da cultura Mostardense. Para fortalecer seu papel no município teremos as seguintes ações: - Criação do Museu do Negro do Litoral Médio. - Apoio a projetos das Associações Comunitárias Quilombolas. - Promoção de ações de igualdade racial na Câmara de Vereadores. - Implementação do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial. - Parceria permanente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Codene, CVEN-OABRS e Fórum das Comunidades Quilombolas do Litoral Médio sendo espaço de escuta e proposição destes colegiados. - Promoção da cultura negra através de ações nas escolas, instituições e na comunidade. - Valorização das religiões de matriz africana. - Apoio ao Grupo de Teatro Quicumbi, Ternos de Reis e Irmandades de Nossa Senhora do Rosário. - Lei Municipal “Educação de Todas as Cores”. Promover a igualdade racial é reconhecer a importância do negro na formação de Mostardas!
5. Mostardas Sustentável
Mostardas, localizada no litoral médio, entre o mar e a lagoa, possui uma diversidade ambiental riquíssima. Porém, também possuímos importantes problemas que merecem atenção especial. Neste sentido, trabalharemos para implantar o projeto “Mostardas Sustentável”, atuando diretamente nas seguintes áreas: - Trabalhar na construção de iniciativas que colocam cada vez mais a questão ambiental como um pilar central da administração municipal. - Buscar permanentemente projetos e ações para resolver os problemas do lixo e do esgoto. - Fortalecer a Gestão de resíduos sólidos urbanos (lixo), apoiando catadores e auxiliando na busca de recursos. - Dar prosseguimento a revisão do Plano Diretor para concluir a Regularização dos Balneários. - Propor a criação de projeto de área para aterro de inertes de pequenos volumes. - Promover a educação e a informação ambiental de forma permanente. - Trabalhar pelo fortalecimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. - Apoio e fomento a busca de recursos para projetos como Praia Limpa e Cavalgada Eco-Açoriana que promovem mutirões de limpeza em nossos balneários. - Apoiar políticas públicas de bem estar animal. - Instituir o Programa Arboriza Mostardas, com produção de mudas e manejo da arborização urbana de forma planejada. - Criar o Programa Compostagem Urbana. - Fomento a criação de hortas comunitárias em terrenos baldios em parceria com os proprietários. - Apoio na revisão, atualização e busca de meios de implementação do PMSB e PMRSU. Uma Mostardas mais Sustentável depende de cada um de nós!
6. Valorização dos Servidores Públicos
O servidor público é peça fundamental na oferta de melhores serviços a população. Diante disso, é preciso ações e iniciativas que valorizem e motivem sua atuação nos espaços que ocupam. Desta forma, são propostas as seguintes ações: - Implementação da Escola de Governo Municipal, em parceria com o POLO UAB promovendo formação continuada dos servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. - Criação do Prêmio Espírito Público Municipal voltado a aqueles servidores que tenham se destacado nas suas funções. - Criação da Semana Municipal do Servidor Público. O servidor público é um agente a serviço do Município e precisa ser respeitado!
7. Turismo, Cultura e Diversidade
A história de Mostardas é riquíssima! Uma forte herança açoriana e africana (Quilombola) marcam a formação do nosso povo AfroAçoriano! Temos figuras de grande relevância na nossa narrativa, com destaque para Marcelo Gama e Menoti Garibaldi. Isso precisa ser parte da nossa identidade no cotidiano de nossas vidas. Desta forma, vamos trabalhar propondo as seguintes ações: - Apoio as entidades tradicionalistas, irmandades de nossa senhora do Rosário, invernadas artísticas, ternos de reis e artistas que expressam a cultura local. - Apoio na elaboração do Plano Municipal de Turismo e do Plano Municipal de Cultura de Mostardas. - Criação da Rota AfroAçoriana e do Mapa do Turismo de Mostardas. - Fomento ao turismo rural e gastronômico. - Elaboração do Projeto “Nossas Raízes” através de intercâmbio de nossas escolas com a África, Açores e Aprilla na Itália de forma a resgatar o pertencimento do estudante com suas origens. - Elaboração do Projeto “História de Mostardas” contando, a partir dos protagonistas, a formação de cada um dos nossos distritos e balneários. - Criar projetos que aproximem o cidadão dos espaços públicos da cidade (Escola Aberta para a cidadania; Rua do Lazer; Sessões de Cinema). - Encontro de bandas municipais. - estímulo a Concursos para projetos de revitalização de pontos turísticos do Município. - Apoio à Ovearte, Festival das Aves Migratórias e Verão Cultural. A cultura e a história movem a identidade e a formação de um povo!
8. Saúde, Cidadania e Inclusão Social
Saúde não significa somente tratar a doença, mas promover a qualidade de vida através da prevenção e do cuidado integral. Em tempos de pandemia, é preciso promover a saúde, aliada a inclusão de forma cidadã. Desta forma, vamos trabalhar propondo as seguintes ações: - Estimular a educação para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida na comunidade. - Acompanhar e apoiar as ações do Conselho Municipal de Saúde sobretudo no monitoramento e implementação do Plano Municipal de Saúde. - Apoiar ações e projetos que busquem o fortalecimento do Hospital São Luiz. - Promover projetos nas áreas dos direitos da mulheres, idosos, infância, adolescência e juventude. - Estabelecer ações de prevenção as drogas. - Criar o “Mapa Social de Mostardas” identificando em cada Distrito, os pontos de vulnerabilidades sociais e propor ações que minimizem esta condição. - Programa Permanente de Combate a Fome e a Desnutrição. A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade.” Aristóteles!
9. Planejando o Presente
Mais do que nunca, não podemos mais pensar os municípios a partir de ideias imediatistas. É preciso planejar o futuro no presente. Diante disso, precisamos definir qual é a Mostardas quereremos todos os dias, porque o próprio planejamento é dinâmico. Desta forma, teremos as seguintes ações: - Criação do Observatório de Indicadores Sociais, Urbanos, Ambientais e Econômicos de Mostardas – Atlas Socioambiental tendo por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. - Elaboração do Fórum de Planejamento Urbano-Rural-Ambiental de Mostardas. - Estabelecer eixos de desenvolvimento e projetos prioritários a curto, médio e longo prazo no Município. - Acompanhamento sistemático do andamento das obras e ações públicas, buscando sempre auxiliar de forma propositiva na sua execução. - Proposição do Gabinete de Projetos Estratégicos, envolvendo uma ação de composição entre os poderes Executivo, Legislativo e Sociedade Civil. O presente é agora!
10. Energias Renováveis, Comunicação e Conectividade
O desenvolvimento de um município passa por transformações na sua matriz produtiva e nas condições de conectividade e comunicação. Neste aspecto, trabalharemos para o fomento a energias renováveis, melhorias nos sinais de telefone celular e implantação da TV Digital em Mostardas. Com base nisto, atuaremos da seguinte forma: - Apoiar a implantação de Parques Eólicos em Mostardas, buscando o diálogo entre os diferentes órgãos e instâncias federativas para que estes projetos possam ser concretizados em nosso município gerando emprego e renda. - Estimular, promover e fomentar a energia fotovoltaica em nosso município. - Cobrar junto a ANATEL, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e demais órgãos de controle a expansão das redes 4G de telefonia celular em nossa região. - Acompanhar o processo de desligamento do sinal analógico e sua substituição pelo sinal digital em nossa região, buscando a garantia do serviço e oferta de conversores as famílias de baixa renda. As energias renováveis não são o futuro! São o Presente!
11. Participação Cidadã
O vereador tem três atribuições básicas – legislar, fiscalizar e representar. Desta forma, queremos estabelecer um canal permanente de diálogo com a população, ouvindo e dando voz as demandas de cada localidade. Como vamos fazer isso? - Criando o Gabinete itinerante, onde durante o ano, visitaremos todos os Distritos e Balneários, ouvindo as demandas e propondo encaminhamentos. Menos problemas, Mais soluções! - Realizando anualmente, prestação de contas do mandato, com todos os gastos e ações desenvolvidas ao longo do ano. - Criação do Conselho Político do mandato, com representantes de diversos setores da sociedade para reuniões periódicas avaliando as ações e projetos propostos. O papel mais importante do vereador é REPRESENTAR!
Sobre mim
Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF) e Técnico Agrícola (ETA). Quilombola dos Teixeiras e com título de cidadão Viamonense. Possui experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Foi vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão/RS (2006), Chefe da delegação do RS na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2012); Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2011-2013); Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2013/2015); Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015). Servidor público estadual vinculado a Faders, Foi Secretário de Turismo e Cultura (2017), Coordenação e Planejamento (2017/2019) e Meio Ambiente (2017/2020)! Compromisso público, ética, conhecimento e humildade!
CNPJ da campanha: 38.526.587/0001-40
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Jorge Amaro, do PARTIDO PROGRESSISTA, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.