Já passou da hora de mudar a cidade do Rio de Janeiro Meu nome é Jorge Freire, tenho 37 anos, sou filho da dona Jacira e do seu Rubinho, sou pai da Ana Beatriz. Sou ator por paixão, produtor cultural por formação e estudante de Direito por crença na justiça social. Nos mais variados espaços profissionais em que estive ao longo de quase 20 anos, observei que nós negros não ocupamos, de forma equitativa, os postos de trabalho de maior reconhecimento social. Essa observação fortalece meu desejo de olhar para a cidade de uma perspectiva antirracista. Minha atuação no campo da Cultura proporcionou também uma experiência que confirma meu compromisso em garantir e ampliar o acesso de todas, todes e todos aos bens culturais. Eu acredito que a cultura pode ser a ferramenta para a construção de uma cidade plural, antirracista e democrática; é através dela que creio ser possível um bem-viver pleno numa cidade múltipla e diversa. A cultura é o nosso tronco de Baobá em que apoiamos nossa pré-candidatura. Temos muito a dizer para essa cidade e gostaríamos de contar com a sua colaboração nessa transformação. Vem com a gente!
Projetos prioritários
Racializar é preciso!
É urgente pensar e construir políticas públicas que tenham a população negra de nossa cidade como marco prioritário. A cidade do Rio de Janeiro tem em sua formação e configuração a negritude como horizonte de identidade e já passa da hora dela ser pensada a partir das experiências de existência de milhares de homens e mulheres negros. Se a nossa essência é negra, é preciso que o desenvolvimento desejado valorize nossas raízes e tenha compromisso com o antirracismo.
Ampliar a cultura
A cultura é a força que nos movimenta, impulsiona e torna o Rio de Janeiro uma cidade única. A cultura não é apenas um caminho, ela tem a força e a potência de transformação social, capaz de fazer a nossa cidade florescer novamente. Entre o mais trivial churrasquinho na esquina e um concerto no Theatro Municipal, a cultura é o grande motor da nossa existência como cidadãos. Por ela, com ela e através dela podemos ressurgir como uma cidade voltada para a prosperidade e o afeto.
Jovem marcado para viver e para o poder
O nosso maior ativo é a juventude, no presente e para o futuro. Quero que o jovem carioca tenha perspectivas e condições de alcançá-las; que ele se sinta representado nos espaços, respeitado em sua diversidade e tenha materializado o acesso aos equipamentos e bens culturais. Que ele acesse a cidade! Para isso, é necessário que se ponha o foco das políticas públicas na existência do jovem, sobretudo dos jovens suburbanos e favelados, visando ao seu desenvolvimento e à plenitude de garantia dos seus direitos humanos.
Educar para toda a cidade
Educar não é semear, mas é regar a planta e fortalecer suas raízes. Buscamos esse fortalecimento. Miramos uma cidade onde crianças e adolescentes possam confiar nas raízes desta árvore chamada educação. O Rio de Janeiro possui uma das maiores redes de ensino do país, é preciso que a diversidade, o antirracismo e o desenvolvimento não sejam apenas expressões pontuais, mas compromissos de primeira hora. A educação que sonhamos tem raízes fortes, profundas e transformadoras.
Trabalho e Renda: os frutos que desejamos
Em tempos tão complexos e duros, produzir é um direito, gerar trabalho e renda é a grande forma de buscar o progresso e a reestruturação não só de nossa cidade, mas principalmente de nossos sonhos. Acreditamos que cada mãe e pai de família, cada jovem tem o direito de formas justas de emprego e especialmente de empreender. A cidade que queremos e desejamos tem compromisso com a felicidade; e existe alegria maior do que poder produzir e gerar frutos?
Território: nosso solo fértil
Os territórios de nossa cidade são mais que espaços políticos, são nossos quintais, extensões de nossa casa e de nossos corpos. Os diversos territórios que compõem nossa cidade precisam ser pensados e valorizados em suas potências e de forma igualitária. Precisamos proteger esses lugares e alavancar esses nossos terreiros culturais, com políticas públicas efetivas. Investir nos territórios permitindo o empreendedorismo, levando em consideração as desigualdades e especificidades de cada região de nossa cidade é fundamental.
Sobre mim
Sou um homem negro residente na cidade do Rio de Janeiro. Num país em que a cada 23 minutos um jovem negro morre, posso dizer – feliz – que contrariei as estatísticas quase um milhão de vezes: matematicamente falando! Nesses 37 anos, fui Benjamin de Oliveira, fui o “rapaz” que vende jornal ou que vende planos de TV por assinatura. Seja um alguém homenageado pelo Acadêmicos do Salgueiro, sejam tantos outros alguéns anônimos que, não raro, têm seus direitos trabalhistas negados, essas vivências me fazem enxergar que cultura e trabalho precisam ser nortes de caminhada: política ou não. E se hoje me faço tronco forte e firme, foi porque antes de mim vieram outros que são raízes – meus pais e meus avós, mas também tantos outros que a diáspora africana não me permitiu conhecer a história. Acredito, portanto, ser possível buscar outros irmãos, outros troncos, outras raízes que são atravessadas pela marca da negritude. É dessa busca e de nossa atuação comprometida politicamente que grandes ondas surgem. Um grande tsunami. E esse tsunami preto é que vai invadir a cidade do Rio de Janeiro, numa força gigantesca de construção de uma cidade plural e antirracista.
CNPJ da campanha: 38.747.132/0001-54
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Jorge Freire, do Partido Cidadania, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.