Meu nome é Lorenzo Nicoletti, tenho 22 anos, sou estudante de direito pela Fundação do Ministério Público e ainda na graduação cursei disciplinas da pós pela Université Savoie Montblanc. Antes, sonhava em me formar e ir trabalhar em um escritório, poder ter a minha vida privada, mas os meus passos me levaram a começar esse projeto coletivo! A minha biografia tá logo aqui embaixo, confere! Ah, também dá uma olhada no vídeo que foi feito com muito amor (e pouca grana) e se gostar, ou quiser fazer parte desse projeto comigo, pode entrar em contato comigo por qualquer uma das minhas redes sociais!
Projetos prioritários
Projeto Urbano de Desenvolvimento
O buraco da tua rua, o alto preço dos imóveis, a grande distância da tua casa até o trabalho, aquele terreno abandonado ou mal utilizado, o alagamento, o transporte público deficitário, e até a falta de novos espaços para lazer e empreendedorismo são problemas que têm algo em comum. É que a solução para eles passa pelo Planejamento Urbano. A lei que prevê as soluções para esses problemas é chamada de Plano Diretor e deve ser revisado de dez em dez anos. Em 2020 o Ministério Público encontrou irregularidades na revisão que estava sendo feita pela prefeitura de Porto Alegre, que insistiu em tentar driblar a participação popular. Meu mandato vai acompanhar de perto a revisão para garantir a participação do povo porto-alegrense. Não deixaremos "passarem a boiada".
Fiscalizar para mudar.
Alguns vereadores vistoriam obras da prefeitura no local - como se as coordenassem - mas isso é papel do prefeito e seus secretários. A fiscalização que deve partir do vereador é aquela que controla as ações e os gastos da prefeitura. Por exemplo, para verificar se o prefeito e os seus secretários estão tirando do papel aquilo que prometeram em campanha, o vereador deve convocar o prefeito ou seus secretários a prestar esclarecimentos. Além disso é a câmara de vereadores que julga as contas da prefeitura para averiguar se não houve nenhuma irregularidade no uso do dinheiro público, por exemplo. Entendo que essa forma de fiscalização é o principal papel do vereador e será meu foco de atuação como parlamentar.
Inovação: Gabinete Digital e Mandato Participativo.
Já faz tempo que vivemos uma crise na democracia representativa. Se tu chegou até aqui, mesmo que sem o objetivo de doar, é porque tu te interessa por aprender sobre um novo jeito de participar. Como tu pôde notar, esse projeto começa agora, antes do mandato e da eleição. Tu escolhe a forma de fazer parte! Doando e escolhendo os melhores projetos prioritários ou me contatando para sugerir projetos ou integrara a equipe de voluntários. Depois de eleito eu usarei um aplicativo para atender às demandas da população, te entregar informações sobre os projetos que tramitam na câmara e te prestar contas do meu mandato. Tu vais fazer ainda mais parte da tua Porto Alegre.
Fortalecimento dos Conselhos Municipais.
Os conselhos municipais foram criados para aproximar a população da criação de políticas públicas, ou seja, da solução dos seus problemas. Depois que o Ministério Público encontrou irregularidades na revisão que estava sendo feita pela prefeitura de Porto Alegre, que insistiu em tentar driblar a participação popular, ficou ainda mais evidente a tentativa de enfraquecer os conselhos populares. Fiscalizarei a participação popular ativa nos conselhos para devolver-lhes um papel protagonista. Sem participação não tem solução.
Sobre mim
Natural de Porto Alegre, Lorenzo é estudante de Direito pela Fundação do Ministério Público. Ainda na graduação, concluiu disciplinas da pós pela Université Savoie Mont Blanc e trabalhou sob regime de intercâmbio na Assessoria Especial de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Em parceria com a ONU Habitat Brasil, organizou em Porto Alegre o I Seminário Local em Direito à Cidade sobre os desafios na implementação de instrumentos urbano-políticos e inovação nos Planos Diretores Municipais.
CNPJ da campanha: 38.795.998/0001-30
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Lorenzo Nicoletti, do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.