Ao longo de sua trajetória, Paulo Matos construiu forte vínculo com as pessoas e com a cidade de Bertioga. Da Boracéia ao Caiubura, são inúmeros os parceiros dessa caminhada. A candidatura do Paulo para vereador representa um sonho coletivo e seu compromisso sempre foi com o povo! Seu mandato será participativo e, nele, os espaços de diálogo e decisão compartilhados serão centrais. A dedicação quanto às causas sociais e ambientais, assim como o estímulo ao esporte e a cultura, seguirão sendo marcas do trabalho do Paulo, se eleito vereador. Nessa luta coletiva, o horizonte é contribuir para uma câmara mais atuante e próxima da população! Paulo Matos 13100, nossa luta é coletiva!
Projetos prioritários
DEFESA DAS CAUSAS SOCIAIS E DO MEIO AMBIENTE
Construir uma cidade que valorize seu meio ambiente e seu povo é um desafio. Pois, a cidade é uma grande combinação entre seu povo e sua natureza. Respeitar e valorizar esses dois componentes é fundamental. E trabalhar para evitar e resolver problemas ambientais que, quase sempre refletem em problemas sociais e prejudicam as populações mais vulneráveis, é um dever das vereadoras e vereadores. Bertioga tem vocação de cidade verde! E é com esse horizonte que a candidatura do Paulo Matos está comprometida: com a busca de um desenvolvimento baseado na valorização da sua natureza e da sua gente. Isso diz respeito a uma cidade mais sustentável, a um ambiente natural preservado, ao acesso ao lazer, à alimentação de qualidade e a garantia da segurança alimentar, ao saneamento básico e à renda justa.
FORTALECIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS
Podemos entender a Cultura como o conjunto da história e dos costumes de um povo. Cultura também é educação, conhecimento e economia. É a cara da cidade! Produz renda, pertencimento e identidade. Atrai investimentos, gera conhecimento e aprendizado. Para nós ela é de extrema importância e esse compromisso, com a Cultura de Bertioga, o Paulo Matos já assumiu há muito tempo. Sua candidatura vem para fortalecer os projetos processuais e permanentes, ações que democratizem o acesso e a produção de cultura, como as leis de fomento. Incentivando movimentos de bairro, fortalecendo entidades da cultura e somando na luta pela criação de um equipamento que comporte as diversas artes, a exemplo do Cinema, do Teatro, do Circo e da Cultura de Rua, assim como uma Escola de Artes e uma Biblioteca Municipal. A exemplo da Cultura, foram muitas as contribuições do Paulo para o Esporte na cidade. E sabemos bem que atividade física não é apenas lazer, mas, principalmente, promoção da saúde e qualidade de vida. Incentivar o esporte é criar uma sociedade de bem-estar e mais participativa. Para crianças e adolescentes o esporte pode ser ainda mais importante: faz parte da constituição da personalidade, contribui para disciplina, cooperação, ética, determinação e, claro, desenvolvimento físico. Bertioga, apesar de todo seu potencial, investe muito pouco no esporte. E nós podemos ir muito além dos eventos de verão para os turistas. É preciso, assim como na esfera da cultura, democratizar o acesso ao esporte e lazer, priorizando projetos processuais de formação, acesso gratuito a diversidade esportiva e valorização aos atletas de alto rendimento.
MANDATO PARTICIPATIVO E POPULAR
Todos sentimos na pele o quanto as tomadas de decisão feitas nas esferas políticas em nossa cidade são distantes da realidade das pessoas. Em reuniões fechadas, os interesses de poucos se sobrepõem às necessidades básicas da maioria. Com a intenção de romper com essa lógica e tornar a Câmara um espaço aberto à participação, propomos um mandato participativo e popular. Ou seja, que priorize leis que garantam o acesso da população em espaços de decisão do município, através de Conselhos Gestores, Tribuna livre, Orçamento Participativo e, igualmente, auxilie na construção de organizações populares. Além disso, durante o mandato o Paulo pretende tomar suas decisões baseado em assembleias, com itinerância do gabinete. Criando ferramentas que combatam a troca de favores e a corrupção, a partir da transparência e da participação.
FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO EXECUTIVO
A utilização eficiente e transparente do dinheiro arrecadado pelo município é papel do poder executivo, ou seja, da prefeita ou prefeito. E esse recurso deve ser utilizado com muita responsabilidade, de modo a viabilizar o acesso da população às estruturas e serviços essenciais como segurança, saúde, mobilidade e educação. Nesse sentido, faz parte das atribuições de vereadores e vereadoras garantir que os interesses da população estejam representados junto ao poder público municipal. Dessa forma, um de seus importantes papéis é supervisionar o mandato do executivo, fiscalizando e julgando as contas públicas e, nas ocasiões em que se faz necessário, instaurando comissões parlamentares de inquérito, as CPIs. Nossa proposta é fortalecer na Câmara esse trabalho de fiscalização do executivo, para que a população de Bertioga saiba como e onde o dinheiro público vem sendo utilizado em nosso município, evitando assim que um orçamento tão expressivo escorra pelo ralo.
Sobre mim
Paulo Matos cresceu na beira do rio Itapanhaú, no coração de Vicente de Carvalho (Saoc). Ele é um de nós, com a coragem de tentar ser vereador! Paulo é um rapaz simples, do trabalho e também das trilhas e das cachoeiras. Filho querido de Dona Nininha, é um grande agitador da cultura. Criou projetos sociais, apresentou programas de debate e de rádio, foi coordenador de políticas de juventude do município, fez do rap e do skate um símbolo da inclusão e da luta contra injustiças. Ajudou e ajuda muita gente! Sua candidatura é um sonho: dele, nosso e de todos que já cruzaram seu caminho. Nessa trajetória, quem o conhece se emociona ao lembrar do seu caráter, da paixão e do brilho no olho em tudo o que ele faz. Paulo vê a cidade com o olhar do povo. De quem tá na obra, na faxina ou esperando o busão. É da quebrada, é do rio, é do mar. E de bike, já percorreu essa cidade inteira! Sabe, como poucos, os problemas, as desigualdades e os abandonos de cada canto. Seu sonho é por uma cidade justa, com oportunidade e bem-estar para todas e todos!
CNPJ da campanha: 39.175.798/0001-48
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Paulo Matos, do PARTIDO DOS TRABALHADORES, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.