Minha vida, como Rabino e cidadão, sempre foi, à luz do ensino e do meu ativismo, ajudar as pessoas. Amar o próximo sempre foi o meu prazer. E por amar os meus irmãos, jamais compactuei com a cultura de ódio. Afinal, sofremos as marcas do ódio, do antissemitismo, do racismo e de outros tipos de preconceito e de discriminação. Por isso, caminhei pelas periferias de São Paulo e vi o tamanho da ausência do Poder Público. Como dizer que todos somos irmãos, se muitos sequer possuem o mínimo de dignidade humana? É por essas e outras que pude, através da Sinagoga Sem Fronteiras, realizar o apoio aos excluídos e as campanhas em prol do ser humano – incluindo o combate ao antissemitismo, ao racismo, ao ódio às religiões e qualquer outra forma de discriminação. Em defesa da paz e contra o ódio promovido através das religiões, faço parte da Banda Soul da Paz, onde pessoas de várias confissões religiosas usam a arte para passar a sua mensagem em defesa do amor ao semelhante. Eu sei que, diante dos problemas complexos de São Paulo, nem sempre a minha mão alcança e acolhe à altura em prol do próximo. Por isso, quero convidar você para o mais novo desafio.
Projetos prioritários
Educação
Para uma educação includente, humana e atendendo as reais necessidades das diversas regiões e perfis sociais, o mandato propõe: 1. Cultivo dos atributos e dos valores ético-morais 2. Incentivo e sentimento de pertencimento à cidade e ao seu bairro na escola 3. Gabinete itinerante da Educação 4. Aulas de duas línguas estrangeiras 5. Segurança efetiva e presente nas escolas 6. A arte democrática e democratizante 7. Luta pela ampliação de creches
Lutar contra a cultura do ódio e defender a paz
Minhas experiências como Rabino, através do diálogo com a sociedade civil e o Poder Público, sempre mostraram que, com a visão dialógica e imprimindo valores inegociáveis em defesa da idoneidade emocional, moral e física dos cidadãos, podemos promover uma nova sociedade baseada em valores como o amor ao próximo, o respeito e a dignidade. Isto será uma bandeira central de luta, pois sempre foi a minha prática na minha formação como indivíduo e no exercício das minhas funções como Rabino. Parafraseando a Declaração Universal de Direitos Humanos, minha candidatura é para todos os membros da grande família humana. Juntos, com respeito profundo às individualidades, cumpriremos nossa missão de deixar o mundo a cada dia melhor.
Defender uma cidade democrática para todos os paulistanos
O PDE (Plano Diretor Estratégico), na condição de lei sancionada a partir de 31 de julho de 2014, orienta o crescimento e o desenvolvimento de São Paulo até 2030. Estamos em 2020 e a minha pergunta é: “qual é a cidade que queremos daqui a dez anos?” Como será a cidade em termos de acessibilidade e mobilidade para que os trabalhadores se locomovam para os seus empregos, os estudantes se desloquem para os estabelecimentos de ensino e os empreendedores possam levar à frente os seus projetos? A cidade possui espaços democráticos para a prática da cultura e do lazer, visando a plena dignidade da pessoa humana e a qualidade de vida dos cidadãos em toda a plenitude? Este será o compromisso do meu mandato, na luta por uma cidade mais democrática e humana.
Sobre mim
Gilberto Ventura (São Paulo, 3 de janeiro de 1974), Rabino Ventura, é professor e educador há 26 anos. Fundador e líder da instituição judaica Sinagoga Sem Fronteiras (SSF), Rabino Ventura difunde a História Judaica do Brasil e acolhe não apenas os descendentes dos judeus forçados pela Inquisição Lusa no Brasil Colônia, mas todos os interessados em conhecer mais sobre a cultura judaica. Além do acolhimento, Rabino Ventura abraçou a promoção do diálogo inter-religioso entre as lideranças religiosas dos mais diferentes credos. Sua capacidade de interlocução religiosa e de articulação política permitiu que Ventura assumisse as funções como membro da Comissão Inter-Religiosa da cidade de São Paulo, Membro da Comissão Inter-Religiosa da Secretaria de Igualdade Racial e Membro da Comissão de Liberdade Religiosa da ALESP, e representante oficial do judaísmo no I Fórum Internacional de Liberdade Religiosa e Cidadania em 2020. Integrante da Banda Soul da Paz, Rabino Ventura lidera atividades sociais para as comunidades carentes de encontro, aproximação e de acolhimento. Autor do livro “O Resgate” (prefaciado por Anita Novinsky), Rabino Ventura é casado com Jaqueline e tem 3 filhos.
CNPJ da campanha: 39.261.021/0001-04
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Rabino Ventura, do Partido Cidadania, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.