Jovem negra de quebrada, feminista e anticapitalista. Me chamo Simone Nascimento (28), sou moradora de Pirituba, jornalista e estou pré-candidata a vereadora de São Paulo pelo PSOL. Fruto da luta por consciência negra, fui a primeira da família a ingressar na universidade (PUC-SP), me tornando Diretora de Assistência Estudantil da UNE (2015 - 2017), quando ajudei a construir o maior encontro de estudantes negros da entidade. Em 2019 coordenei a 16ª Marcha da Consciência Negra de SP. Também, estive presente na articulação das principais lutas nos últimos anos: #ForaTemer, #EleNão, #VidasNegrasImportam e #ForaBolsonaro. Sonho ousado de nossos ancestrais! Me dediquei à política coletiva por quase toda minha vida e me orgulho muito de ter fundado o movimento RUA - Juventude Anticapitalista em 2014 e de hoje fazer parte da coordenação estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e da Marcha das Mulheres Negras de SP. Agora quero também ocupar a política institucional coletivamente, trabalhando e militando por uma casa lesgilativa do povo e para o povo. Para que a quebrada esteja no centro das decisões, financie esta pré-candidatura doando a partir de R$20,00. Vamos chegar lá!
Projetos prioritários
São Paulo da juventude negra, de quebrada e viva
A cada 23 minutos morre um jovem negro no Brasil. Queremos nossos jovens nas universidade e escolas, com saúde, trabalho digno e direito à cultura, seja nas rodas de rima, slam ou onde desejarem, menos nas estatísticas de violência. Para isso é necessário construir políticas públicas que garantam o direito à vida da juventude periférica de São Paulo em toda o seu potencial.
São Paulo sem racismo
São Paulo é a cidade mais rica do Brasil, mas também é a mais desigual. Nossa prioridade é combater o racismo estrutural, que vem legislando a vida das negras e negros em todas as áreas da cidade. Esse problema não é de hoje e faz parte de uma injustiça secular. Não à toa os bairros mais afetados pela COVID19 são os de quebrada e negros e negras tem 4X mais chances de morrer por essa doença. É preciso dar um basta nessa dor secular!
São Paulo sem machismo
Durante a pandemia do coronavírus a violência doméstica aumentou 44,9% em São Paulo. Pirituba, bairro onde moro, é campeão em número de feminicídios desde o ano passado. É necessário fortalecer os mecanismo de combate a violência contra as mulheres, em todos os âmbitos da sociedade, na saúde, educação, trabalho, segurança pública e construir uma cidade sem machismo e sem opressão, plural, segura e humana.
São Paulo somos nós
Quem decide os rumos da nossa cidade? Atualmente a câmara de vereadores de São Paulo não se parece em nada comigo, por lá tem ZERO mulheres negras legislando, não há jovens que defendam os interesses do povo, mas sobram senhores ricos e engravatados. A câmara não se parece nada com São Paulo, com o povo que conhece os maiores problemas e as melhores soluções das nossas comunidades. Por isso defendo que nós, a maioria, legislemos sobre nossas vidas!
Sobre mim
Muito prazer, sou Simone Nascimento, tenho 28 anos e acredito em uma sociedade radicalmente democrática, na qual todas e todos tenham o direito de viver uma vida digna. Mas, se você chegou até aqui provavelmente já sabe um pouco do que eu penso. Por isso, quero usar este espaço para te contar um pouco da minha trajetória na política. • 2008: Minha primeira manifestação foi a Marcha da Consciência Negra. Também era do grêmio da escola • 2012: Ingresso em jornalismo na PUC-SP pelo Prouni. • 2013: Ocupo as ruas ao lado de milhões de jovens brasileiros. • 2014: Fundo o movimento RUA - Juventude Anticapitalista e o coletivo de negras e negros da PUC-SP, o NegraSô. Me filio ao PSOL. • 2015: Eleita Diretora de Assistência Estudantil da UNE e Participo da Marcha das Mulheres Negras. • 2016: Organizo o 5º ENUNE, o maior encontro de estudantes negros e cotistas da UNE. • 2017: Participo das mobilizações da Frente Povo Sem Medo por #ForaTemer e me filio ao Movimento Negro Unificado (MNU). • 2018: Participo das Mobilizações do #EleNão. • 2019: Coordeno a 16ª Marcha da Consciência Negra. •2020: Aceito a tarefa de ser pré-candidata a vereadora de São Paulo, ao lado dos movimentos sociais.
CNPJ da campanha: 38.573.037/0001-81
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Simone Nascimento, do PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.