Sou jornalista e co-fundador do SP Invisível, um movimento que se dedica a contar histórias de pessoas em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo e assim humanizar o olhar da sociedade diante de quem não tem uma casa pra morar. Minha atuação como ativista pelos direitos da população em situação de rua e o trabalho no SP Invisível foram reconhecidos com os prêmios Santo Dias de Direitos Humanos, do Estado de São Paulo, e o Forbes Under 30. Minha campanha está centrada na luta pelos direitos da população em situação de rua, tendo como leme a transversalidade desses direitos. Saúde, segurança pública, educação, direitos humanos, trabalho, moradia... Todas essas pautas atravessam as suas vidas e devem ser levadas em consideração. Minha pré-candidatura é para que todos tenham moradia digna e sejam olhados pelo Estado como seres humanos que são. 1a meta - 30 mil reais para uma campanha enxuta com algum impulsionamento em redes e com poucos impressos. Equipe voluntária. 2a meta - 60 mil reais para impulsionar mais postagens e abranger mais lugares da cidade, ainda com voluntariado. 3a meta - 80 mil reais para tudo isso acima, mas com a contratação de uma equipe remunerada.
Projetos prioritários
Casa Primeiro (Housing First)
Esta proposta parte do princípio que, para uma pessoa sair da rua, é necessário, em primeiro lugar, uma casa. Afinal, a única unanimidade na rua é a necessidade de sair da rua. A partir daí, cada pessoa tem necessidades e anseios diferentes. Porém, primeiro uma casa, com privacidade e com uma cama quentinha em que a as pessoas que hoje vivem em situação de rua possam começar e terminar o seu dia com a dignidade que todo ser humano merece. Proponho a destinação de apartamentos para as pessoas em situação de rua, beneficiadas por um emprego digno, financiados a partir do recolhimento de 10% do salário dos beneficiados. Isso já acontece em São Paulo num prédio na Rua Asdrubal Nascimento. Quero ampliar iniciativas como esta.
Banhos solidários
Há muitos projetos que oferecem banhos às pessoas em situação de rua que vivem na cidade de São Paulo, realizados por várias ONG’s, mas cada um deles conta com apenas um veículo para oferecer o atendimento, impossibilitando o sonhado banho diário para todos. Agora, imagina uma cidade onde todas as pessoas possam ter acesso a um banho de qualidade, com uma água quentinha e com itens de higiene. Isso muda a autoestima de uma pessoa para conseguir recomeçar a sua vida e pode ser o primeiro passo para muitas outras importantes conquistas na vida de quem tem tão pouco.
Construção de banheiros públicos
Pouca gente percebe, mas as pessoas em situação de rua enfrentam muitas dificuldades para utilizar um banheiro, pois, além de não terem uma casa, muitas vezes são impedidos de entrar nos estabelecimentos comerciais. Caso eleito irei promover a construção de banheiros públicos limpos e bem cuidados e que sejam acessíveis a TODOS. Trata-se de promover o interesse não apenas daqueles que prezam pela higiene e dignidade das pessoas em situação de rua mas também de todos os cidadãos que acreditam que a cidade de São Paulo pode ser mais acolhedora e humana. Já existe um banheiro referência que fica na Praça Princesa Isabel cuidado por uma boa equipe de limpeza e segurança e equipado com materiais de inox, pias, privadas e mictórios, com uso separado para homens e mulheres.
Lab Rua
E se as leis fossem verdadeiramente propostas pela população? Nosso mandato terá um laboratório itinerante para criar propostas legislativas de maneira descentralizada, democrática e fundamentada em evidências. A cada semestre, vamos abrir turmas que no fim de todo processo terão de elaborar um projeto de lei que iremos apresentar na Câmara dos Deputados. Você vai poder fazer parte disso!
Valorização dos catadores de recicláveis
São Paulo têm enormes e diversos eventos da rua ao longo do ano, como o Carnaval ou a Virada Cultural. Em todos esses eventos, há trabalhadores da limpeza, invisíveis para muitos, os catadores e catadoras. Queremos potencializar o trabalho deles através do posicionamento de bases de reciclagem espalhadas pelos eventos e também pontos de troca próximos do evento para aumentar a eficiência da coleta e a renda dos trabalhadores.
Inclusão produtiva
Há empregos como guias turísticos, motoristas de ônibus, cozinheiros dentro dos próprios serviços públicos, vários outros, não só limpeza que é onde destinam a população em situação de rua. Na rua, há talentos, diplomas, experiências e o emprego pode ser algo que desperta a autonomia de alguém em situação de rua ou algo que o prende mais ainda, quando aproveitamos todas essas vivências que eles tiveram, a inclusão se torna muito mais eficiente e produtiva para a cidade.
Renda básica municipal
Defendo o direito à renda básica municipal não apenas para ajudar quem já está na rua, como também, como medida preventiva para que mais pessoas chegassem nessa situação. Acredito que o governo paulistano possa oferecer o mínimo para que nenhum paulistano tenha que viver nas ruas.
Censo anual
Hoje, o censo da população em situação de rua é realizado a cada quatro anos. Trata-se de um dos principais gargalos para a elaboração de políticas públicas destinadas a atender essa parcela da população. Afinal esse número vem variando consideravelmente nos últimos anos, com um aumento significativo de pessoas morando nas ruas de são Paulo. Um censo anual e qualitativo seria um passo importantíssimo para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura no atendimento a essa população e no melhor embasamento de projetos de lei que possam garantir os direitos e o orçamento necessário para oferecer condições de vida dignas às pessoas em situação de rua que vivem na cidade.
Acolhimento profissionalizante
Hoje, o centro de acolhimento referência é o Arsenal da Esperança, um albergue que oferecer cursos profissionalizantes, lazer, atividades culturais, atendimento humanizado (todos são tratados pelo nome), comida decente e elaboração de currículos profissionais, já com encaminhamento para empresas, que podem ou não estabelecer parcerias para criação de programas de emprego destinados a essa parcela da população paulistana que tanto necessita de uma oportunidade para ganhar uma renda estável para sair dos albergues. Uma fiscalização e reforma dos centros de acolhida paulistanos é um desafio que quero enfrentar no meu mandato pois, hoje, os albergues são geridos de maneira extremamente ineficiente. Além de péssimos serviços, ao invés de acolhimento, a população em situação de rua que busca a ajuda da prefeitura acaba violentada. Chegou a hora de mudar essa realidade.
Acolhimento para mulheres em situação de rua durante medida protetiva
Por mais que seja previsto por lei, muitas mulheres em situação de rua que foram violentadas não conseguem o distanciamento necessário do seu agressor, pois não tem para onde ir além de voltar às ruas onde muitas vezes ficam sozinhas e a mercê de novas agressões. Por isso, proponho que na cidade de São Paulo, durante o período da medida protetiva após uma agressão denunciada a Justiça, a mulher em situação de rua deverá ter o direito de solicitar o acolhimento num quarto de hotel pago pela Prefeitura e assim proteger-se do seu agressor mantendo o distanciamento determinado pelo juiz ou juíza do caso.
Sobre mim
Tenho 24 anos, sou Jornalista formado pela PUC-SP, co-fundador do SP Invisível, movimento dedicado a contar as histórias das pessoas esquecidas nas ruas de São Paulo, e ativista pela população em situação de rua destacado pelos Prêmios Santo Dias de Direitos Humanos do Estado de São Paulo e Forbes Under 30. Criado e nascido no meio evangélico, sonho com uma Igreja que acolha os diferentes e respeite o Estado laico, auxiliando-o na luta contra as desigualdades. Caminho na contramão do que hoje é conhecida como a Bancada Evangélica que jamais me representou como cidadão ou devoto.
CNPJ da campanha: 39.110.471/0001-98
Transparência
O que são os comprovantes?
O candidato(a) registra todas suas doações em um cartório cívico digital, para comprovar e manter a autenticidade da sua doação. *Essa rede de informações é vinculada à uma das mais seguras e confiáveis do mundo, que é a blockchain do DECRED. Esses números são a referência sobre as doações realizadas.
Por que isso é importante?
As doações eleitorais são muito importantes para construção de projetos políticos. Porém, é fundamental que as plataformas de financiamento coletivo, sociedade e o TSE tenham garantias que as informações ofereçam integridade e confiabilidade de maneira descentralizada para garantir controle social.
Por isso a candidatura da(o) Vinícius Lima, do Partido REDE SUSTENTABILIDADE, está registrando todas suas doações financeiras, para comprovar a integridade e honestidade do processo de captação de recursos.